Na manhã desta quinta-feira (27) a Secretaria da Educação juntamente com a Vigilância Sanitária estiveram presentes em todos os Centros Municipais de Educação Infantil da cidade. O objetivo foi orientar os profissionais da educação em relação às normas de segurança devido a liberação das aulas presenciais.

O coordenador da vigilância sanitária, Hermínio Molinari, explicou sobre a importância de higienização dos materiais e objetos que serão manuseados pelas crianças para que não haja propagação do vírus da Covid-19. Durante a reunião foram sanadas todas as dúvidas e como agir diante das prováveis adversidades, como a sensibilidade das crianças nos primeiros contatos com a instituição e o exemplo que o professor deve transmitir aos alunos em relação às medidas de segurança.

A coordenadora geral da educação Karyna Brunetti e a coordenadora geral pedagógica Alessandra Miranda Braga também reforçaram sobre a importância de higienização, cuidados a serem seguidos e como proceder de forma a respeitar o tempo da criança, em relação ao uso de fraldas ou utensílios com apego emocional, que devem ser eliminados de maneira gradativa, para que não haja problemas futuros. Também foi discutido a questão do apego à família, pois devido a pandemia muitas crianças não tiveram acesso ao ambiente escolar, resultando em um retorno delicado, que deve ser tratado com muito cuidado pelos profissionais.

A secretária da Educação, Fernanda Monteiro, falou sobre o trabalho conjunto realizado entre a Educação e a Saúde, que visa conferir segurança durante este retorno aos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI. “Este é um anseio muito grande dos pais dos alunos desta faixa etária. Este retorno, bem como o do ensino fundamental, está sendo pensado e planejado em parceria com a Secretaria da Saúde, que tem estado bastante presente nos CMEI’s através do coordenador da Vigilância Sanitária, Hermínio Molinari, que tem sanado todas as dúvidas das professoras, estabelecendo como proceder desde a entrada dos alunos, a manutenção destes dentro da sala de aula, em como iremos fazer a exposição dos colchões, das mesas, as atividades, como faremos com as crianças este distanciamento, mas recuperando este vínculo afetivo das crianças com a escola”, explicou.

A diretora do CMEI Pingo de Gente Luana Cristina Alves, explicou a importância das crianças voltarem à instituição “Esta retomada é muito importante, pois temos bastante relatos dos pais em relação as crianças e as dificuldades de aprendizagem em casa, como atraso de fala ou alfabetização, então este retorno é muito importante para nós continuarmos trabalhando no desenvolvimento das crianças”, destacou.