O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.
Em Guaratuba, a Secretaria da Educação realizou diversas atividades nas escolas municipais.
A Escola Municipal Máximo Jamur publicou em sua rede social o trabalho desenvolvido durante a semana, em que o aluno Giovanni, do 5º ano, juntamente com as professoras Ruth Kellen Catão e Naymaira Souza estiveram nas salas de aulas para falar sobre o AUTISMO. O aluno expôs através de imagens o que ele gostava e aquilo que ele não gostava expressando seus sentimentos.
Vídeo: Escola Municipal Máximo Jamur
O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Também na rede social, a Secretária da Educação Fernanda Monteiro, reitera o compromisso de promover o conhecimento e acolhida dos alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA). Que é preciso conhecer para incluir, e esse trabalho já está sendo feito na rede municipal de ensino. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo Fernanda Monteiro encerra com o convite: “Diga não ao preconceito! Informe-se e venha fazer parte desse mundo azul!
O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido como “Transtornos de Espectro Autista” – TEA. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo.
Para encerrar a semana de Conscientização do Autismo, na noite desta sexta-feira (01), a Secretaria Municipal da Saúde, realizou palestras nas dependências da Faculdade Isepe, com a participação da psicóloga Daniele Moro, além das fonoaudiólogas Lorena e Maira.
O evento contou a presença do prefeito Roberto Justus, secretários municipais Fernanda Monteiro, Gabriel Modesto e vereadores de Guaratuba.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
Neste sábado (02) estava programado a “Corrida e Caminhada de Conscientização do Autismo”, a mesma foi adiada para o próximo sábado (09), devido à condição climática não adequada.
Link para a matéria no site da LITORÂNEA FM: https://www.litoranea.fm/secretaria-da-educacao-de-guaratuba-promoveu-diversas-acoes-do-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo/