#saiunaimprensa

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no Espaço Litoral, o encerramento do Projeto “Fiscais Mirins”. 

O Projeto Fiscais Mirins foi desenvolvido pelo Coronel Renato Luiz Rodrigues Júnior do 9º Batalhão da Polícia Militar e sua realização contou com a colaboração da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação.

A ação de encerramento contou com a colaboração e participação de Policiais Rodoviários de Guaratuba e Policiais Militares de Paranaguá, que  realizaram uma abordagem educativa aos motoristas através da simulação de uma blitz, onde os mesmos eram conduzidos até o Espaço Litoral e instruídos a cometer uma infração para que os fiscais mirins pudessem identifica-la e assim aplicar a infração simbólica, que era paga através de doces entregues pelos policiais aos motoristas. Balas para infrações leves a médias, pirulitos para infrações graves e chocolates quando o condutor cometia uma infração gravíssima.

Os pequenos fiscais, alunos do 4º ano da rede municipal de ensino, estavam muito empolgados, e mal podiam esperar pela sua vez de reconhecer a ocorrência e aplicar a multa.

O prefeito Roberto Justus acompanhou o encerramento e falou sobre a importância de ações educativas como esta serem desenvolvidas com as crianças. “Mais do que nunca Guaratuba está dando uma atenção especial para todo o trânsito, eu diria até mais, para toda mobilidade urbana na cidade, e isso passa pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e principalmente pela educação para o trânsito, e disso tudo provém a educação para o ciclista, para o pedestre, para o motorista, um trabalho de prevenção que gera diminuição de acidentes. E nós sabemos que a educação para o trânsito, especialmente este trabalho com crianças, é o que faz a diferença mesmo. Dizem que é muito mais difícil ensinar um papagaio velho a falar, então nós precisamos trazer esta conscientização sobre o trânsito ainda nesta fase. Realizamos este investimento com as camisetas para os Fiscais Mirins, com logo da prefeitura e distintivo da PM, e isso tem um peso, tem um valor muito grande para as crianças, pois atividades como estas, lúdicas, ficam gravada nos corações e nas mentes das crianças,” concluiu. 

A secretária da Educação, Fernanda Monteiro falou sobre o despertar desta consciência cívica nas crianças e em como isto reflete na sociedade guaratubana de um modo geral. “Esta é uma parceria com a Polícia Militar que muito nos orgulha. Considero esta, uma oportunidade não só de trabalhar a prevenção e a segurança no trânsito, mas de resgatar o orgulho dessas crianças para com a instituição da Polícia Militar, e em poder fazer parte de um projeto assim. Nossas crianças estão aqui hoje todas uniformizadas, com a logo da educação, da prefeitura municipal e da Polícia Militar, o que nos faz identificar também um resgate de valores. Quando a gente trabalha o efeito multiplicador da criança dentro do lar, que levará aos pais essa consciência das infrações de trânsito, esse ordenamento, a gente trabalha disciplina por trás de tudo isso, a gente trabalha dever cívico, a gente trabalha uma orientação da criança como cidadão. Então hoje, eu vejo aqui o resgate desse vínculo entre as instituições constituídas e a educação que mostra aí, um olhar nosso, comprometido também com esta realidade. Espero que tenha reflexo dentro dos lares e no nosso trânsito da cidade de Guaratuba,” destacou.

O coronel do 9º Batalhão da Polícia Militar (9° BPM), Renato Luiz Rodrigues Júnior, falou sobre o desenvolvimento deste projeto que teve início em Guaratuba e será implementado em todos os municípios do litoral no próximo ano voltado para crianças entre 9 e 10 anos. “O projeto Fiscais Mirins teve início na cidade de Guaratuba, e é bem importante frisar esta participação que houve aqui, da comunidade, dos professores, este envolvimento na transmissão deste conhecimento sobre a educação de trânsito, através de métodos preventivos. Parte fundamental nisso é que estas crianças começaram a cobrar direitos e deveres de seus familiares, tornando-se multiplicadores do conhecimento transmitido pela PM, além de que, a presença dos policiais em sala de aula denota que há uma parceria entre a Polícia Militar e a comunidade, desenvolvendo este vínculo de confiança com as crianças,” frisou.

Quer ver este conteúdo em outra fonte de informação? Acesse: