Na noite desta segunda-feira (27), aconteceu no Casarão Marcílio Dias, sede da Secretaria da Cultura e do Turismo, a abertura do curso de capacitação “Projeto Circuito da Inclusão – Entender para Incluir”, destinado aos professores da rede municipal de ensino de Guaratuba.
O Projeto foi desenvolvido pela psicopedagoga, Adele Silveira, e pela fonoaudióloga, Lorena Valeze, do Centro Municipal de Atendimento Especializado – CMAE. O projeto foi criado com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre os transtornos de neurodesenvolvimento, que apresentam prejuízos no processo de ensino aprendizagem. Nesta segunda-feira, foi realizado a aula inaugural do projeto, no decorrer do curso será realizado palestras e oficinas referente ao assunto.
O curso iniciou com a vivência “Sala Sensorial”, que tem como objetivo trazer a experiência de como é ser autista às pessoas que não possuem autismo. Na Sala, os professores entravam de olhos vendados. A primeira etapa era passar pelo tapete sensorial com os pés descalços, onde continha diversos tipos de textura. A segunda etapa tinha como desafio identificar o sabor e, ao fim, a textura utilizando as mãos. Haviam outros elementos para a simulação de como um autista sente-se diariamente como, luzes piscando, música alta e diversos sons misturados, bem como a presença de aromas.
Alguns professores relaram que se sentiram irritados com o barulho, outros sentiram náuseas por conta da luz piscando ou pelo aroma. Cada pessoa presente no evento sentiu sensações e emoções diferentes, e principalmente, puderam sentir “na pele”, um pouco de como é ser autista.
O Projeto Circuito da Inclusão ocorrerá em 7 etapas com encontros mensais e noturnos, totalizando uma carga horária de 25 horas. Ao fim do curso, os professores receberão um certificado de conclusão do curso.
Você pode acessar a galeria de fotos do evento no portal da prefeitura: http://portal.guaratuba.pr.gov.br/noticia/2481/titulo/professores-iniciam-capacitaaao-sobre-transtornos-de-neurodesenvolvimento