Na tarde desta quarta-feira (02), iniciou-se uma sequência de palestras no formato online para a Formação Continuada no 1° Semestre. O objetivo deste encontro virtual, foi auxiliar os professores da rede municipal de ensino e prepará-los para a volta às aulas e melhor contribuir para o processo de aprendizagem no ano letivo de 2022.
A palestra iniciou com o tema Socioemocional – Resgate de 2021 e metas para 2022, ministrado pela professora, Daniela Ribeiro, que apresentou ferramentas digitais que podem auxiliar no aprendizado das crianças, como o “Mentimeter” que possibilita através de um tema principal, realizar uma nuvem de palavras.
Também mencionou as cinco principais competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
Daniela apresentou o vídeo: “Piper – Descobrindo o Mundo”, que conta a história de um pássaro filhote aprendendo a caçar seu alimento pela primeira vez, medo e falhas fizeram parte deste processo. Ao final, este vídeo teve como reflexão o desenvolvimento da autonomia, “Nós professores não podemos fazer tudo para os alunos, temos que deixá-los errar e tentar, para que desenvolvam a autonomia e responsabilidade. O medo é natural na fase de desenvolvimento e precisamos garantir uma boa base de segurança para as crianças. Os alunos precisam aprender a aprender, as crianças chegam na escola com muitas informações e agitados, e nós precisamos ajudá-los a aprender a desenvolver habilidades a fim de contribuir para a formação plena do aluno. Durante a pandemia nós tivemos que acelerar algumas habilidades nas crianças, e nossa meta neste ano é desenvolver as habilidades que não foram desenvolvidas durante a pandemia”, concluiu.
Na quinta-feira dia três de fevereiro foi o último dia de palestras para os professores da rede municipal de ensino. Na parte da manhã foi realizado uma palestra sobre “Espaços e Ludicidade para o Aprendizado na Educação da Primeira Infância.” A palestra foi ministrada pela Ana Karine Chiquim da empresa Brink Mobil Equipamentos Educacionais.
A palestra envolveu temas como a pedagogia participativa que é exercida em colaboração com os pares e com o educador em todas as dimensões da pedagogia, bem como, mostrou um vídeo de análise de crianças brincando. O ambiente lúdico era composto por casas feitas de madeira e vários bonecos pequenos. Nesta experiência, durante a brincadeira a criança enfrentou dificuldades e a partir desta situação desenvolveu estratégias para que sua ideia obtivesse sucesso.
Após, a mesma experiência foi realizada em dupla e em trio, com crianças em idades diferentes, a narração e contação de histórias foi um fator presente em todas as experiências. Porém em grupo havia conflitos de ideias, onde a criança sentia a necessidade de convencer o outro de que sua ideia era a melhor, são nesses momentos que aprendem a se relacionar, interagir e entender o próximo. “Nós professoras devemos conhecer sobre o processo de desenvolvimento das crianças e também como inicia-se o desenvolvimento da interação social”, afirmou.
No período da tarde, foi apresentado uma palestra com o tema “A importância de Materiais Concretos como Facilitadores no Ensino da Matemática”, ministrada pela Michelly Vedova.
Durante a palestra foi abordado a importância de trabalhar com materiais concretos pois facilita o processo de ensino não só da matemática, mas também de outras matérias.
Foram apresentados diversos recursos matemáticos práticos e de fácil confecção, que podem auxiliar no ensino da matemática em sala de aula. E também foi comentado sobre a importância de termos cuidado com o que falamos para as crianças, e em seguida mostrou um vídeo que sobre a ligação do desenvolvimento mental com pensamentos e diálogos positivos.
Ao fim da palestra foram obtidos reflexões e conclusões como: aceitar os erros como parte do processo, acreditar em nosso potencial ilimitado, ofertar questões que propiciem diferentes reflexões e compreender que o abstrato se dá a partir do concreto.
O retorno presencial às aulas na rede municipal de ensino de Guaratuba está previsto para segunda-feira dia 7 (sete) de fevereiro. Os professores mostraram-se confiantes e preparados para a volta às aulas durante as palestras da Formação Continuada do 1° Semestre.