#saiunaimprensa

Durante o evento dos professores municipais que aconteceu na última terça-feira (19/10) acorreu a entrega de mais duas Comendas alusivas aos 250 anos de fundação de Guaratuba.A senhora Lea Germana Monteiro foi a primeira homenageada, das mãos do prefeito Roberto Justus e do deputado estadual, Nelson Justus, sua filha, Silvia Sueli Monteiro Correa, foi quem recebeu a honraria em seu nome. Na ocasião estavam presentes, seu filho Sergio Monteiro, sua nora, Lourdes Monteiro e sua neta Fernanda Estela Monteiro.

A secretária da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso foi quem prestou a homenagem através de uma belíssimo texto:

Em 20 de fevereiro de 1964 acontecia em nossa cidade a instalação e denominação da Escola Normal Colegial Estadual Romário Martins. 79 alunos ocupavam os bancos escolares em 3 salas de aula no Grupo Escolar Gratulino de Freitas. Eram as normalistas, as estudantes do magistério sob olhos atentos da diretora Lea Germana Monteiro. “Assim como um bom capitão pode determinar o sucesso de uma viagem em alto mar, a diretora Lea mudava o rumo da aprendizagem das alunas da escola que dirigia.” Dona Lea foi um ser essencial e decisiva para o bom funcionamento da escola normal em todos os seus aspectos: físico, políticos, material, emocional e pedagógico. Casada com Silvio Monteiro, ex presidente da Câmara municipal de vereadores, é mãe de Sergio, Sylvio, Lea e Silvia. Avó de 8 netos, entre eles nossa secretária Municipal da Educação, Fernanda Estela Monteiro. Com 09 bisnetos, entre eles nossa amada Lorenza – A princesa Aurora, que com seu carisma encanta a todos no evento Sempre Natal. Dona Léa tem história em nossa cidade, com gerações que escolheram Guaratuba para viver. Fato este que em sua homenagem a escola estadual no bairro Mirim foi nomeada Lea Germana Monteiro.

A segunda homenagem foi uma surpresa realizada pelo prefeito Roberto Justus e a secretaria da Educação, Fernanda Monteiro, para a nossa querida secretária da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso.

Maria do Rocio Braga Bevervanso, filha de Patrício Vidal de Braga e Maria Braga, nasceu em 13 de setembro 1954 em Curitiba, capital Paranaense, tem dois irmãos Sergio Alves Braga e Luiz Patrício Braga. Casada há 44 anos com Laufran Bevervanso em uma cerimônia na Igreja Bicentenária de Nossa Senhora do Bom Sucesso/Guaratuba, tiveram 5 filhos, Fabio Bevervanso casado com Melissa Giovanna de Oliveira Bevervanso, Marcio Bevervanso casado com Jamile Monteiro Depetris Bevervanso, Murilo Bevervanso casado com Lidyane Gritzenco Bevervanso,  Muriel Bevervanso (falecida) e Laufran Bevervanso Jr. (falecido), 7 netos, Gabriela Klenke Bevervanso, Breno Bevervanso, Cecília Gritzenco Bevervanso, Maria Eduarda Bevervanso, Valentina Bevervanso, Miguel Bevervanso e Sienna Gritzenco Bevervanso.

Tia Rocio, como é chamada pela grande maioria das pessoas, é uma mulher de muita fibra, uma mãe exemplar, Pedagoga de profissão e uma pessoa que conhece a história de Guaratuba como ninguém. Já exerceu, com maestria, a função de Secretária Municipal de Educação, onde valorizou por demais a classe das professoras da Rede Municipal de Ensino de Guaratuba. Atualmente chefia a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Guaratuba, sendo a Secretária mais atuante do município, pois está valorizando a Cultura Caiçara e resgatando a memória de fatos marcantes acontecidos em nossa cidade ao longo deste ano comemorativo alusivo aos 250 anos de fundação de Guaratuba.

Confira a matéria!

http://youtu.be/g9AwnZ5j9jQ