Na tarde desta quinta-feira (28), no pátio do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, aconteceu o lançamento do Cartão Futuro Paraná. O evento foi promovido pelo Governo Estadual e contou com a presença de autoridades políticas estaduais e municipais.
Compuseram a mesa de autoridades, o secretário-chefe da Casa Civil, deputado Estadual, Guto Silva, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, o prefeito Municipal de Guaratuba, Roberto Justus, o vice-prefeito Municipal de Guaratuba, Edison Camargo, representando a Agência do Trabalhador de Guaratuba, a secretária Municipal da Administração, Denise Lopes Silva Gouveia, os deputados estaduais, Nelson Justus e Paulo Roberto da Costa (Galo), o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba – ACIG, Bráulio Augusto Pedrotti, representando o secretário Ney Leprevost, o Sr. Jackson Pitombo, representando o deputado Federal Toninho Wandscheer, a presidente do PROS Guaratuba, Darianny Letnar.
Instituído pela Lei nº 20.084/2019 e alterado pela Lei nº 20.670/2021 o Programa Cartão do Futuro visa fomentar a retomada econômica através da inserção de jovens aprendizes entre 14 e 21 anos no mercado de trabalho, priorizando os que estejam em situação de maior vulnerabilidade social.O Governo Estadual repassa ao empresário inscrito no Programa a subvenção econômica no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por novo aprendiz até o final do contrato do jovem.Durante a cerimônia foram chamados ao palco os alunos Pedro Henrique, José Luiz Cruz e Luiza Pereira Tavares e os empresários do Bangalô dos Pastéis, Bavaresco Atacado e Kaji Culinária Japonesa, que assinaram a adesão ao Programa em um ato simbólico dando como lançado o Cartão Futuro no município.O secretário Estadual da Educação, Renato Feder, falou diretamente com os alunos e professores presentes. “Agora nós temos o Cartão do Futuro, que irá ajudar os empresários a contratar vocês! O Governo do Paraná, o governador Ratinho Júnior, está dividindo o salário de vocês com os empresários, metade o empregador, metade o governo. E que a gente possa empregar vocês para que terminando o ensino médio já saiam bem preparados e conhecendo o mercado de trabalho. A teoria na escola, a prática na empresa, unidos pelo futuro do jovem, É o Governo do Estado e os empresários do Paraná, juntos, fazendo a nossa piazada trabalhar e se preparar para o futuro”, ressaltou Feder.
O secretário da Casa Civil, Guto Silva, destacou a chegada de recursos e programas destinados aos servidores e alunos. Anunciou o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) para os professores, kit robótica para os Colégios Estaduais e o EducaTron, um presente do governador Ratinho Júnior para os guaratubanos. “Hora dos presentes! Nós vamos lançar um programa chamado EducaTron, em dezembro já começamos a receber estes equipamentos. Este programa consiste em equipar todas as salas de aulas com wi-fi turbo, conferindo mais qualidade de internet, uma Smart TV 43“, que trará praticidade ao professor, se ele quer ligar no YouTube para mostrar um vídeo da Roma Antiga, põe o vídeo, quer parar e colocar Power Point, coloca Power Point, tudo na mesma tela, com computador embutido, com Bluetooth, com uma câmera de reconhecimento facial que será utilizada para fazer a chamada e assim podendo também informar aos pais que o aluno está em aula. Nós vamos equipar todas as salas de aulas dos colégios estaduais de Guaratuba”, anunciou Guto.