Durante o mês de fevereiro e março, as escolas municipais da rede pública de ensino, trabalharam o tema “Combate ao Trabalho Infantil” através de cartilhas, atividades e cartazes de conscientização sobre o assunto.
As escolas municipais receberam cartilhas de conscientização do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-PR, através da desembargadora e gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-PR (PCTIR) da 9° Região, Rosemarie Diedrichs Pimpão.
Este projeto foi criado pela Justiça do Trabalho no ano de 2012 e visa alertar e conscientizar a sociedade sobre os efeitos nocivos do trabalho infantil, através de atividades como palestras, exposições, guias, cartilhas educativas e concursos de desenho para crianças.
A cartilha contém 50 perguntas e respostas sobre o Trabalho Infantil, proteção ao Trabalho Decente do Adolescente e Aprendizagem. O conteúdo é composto por uma linguagem simples e tem como objetivo esclarecer as dúvidas mais frequentes acerca do tema e possibilitar mais visibilidade às normas jurídicas de proteção ao trabalho permitido à crianças e adolescentes.
Trabalharam através de atividades e ações sobre o tema “Combate ao Trabalho Infantil”, os 5° anos da Escola Municipal Máximo Jamur; Escola Municipal Sebastião Silveira de Souza; Escola Municipal Governador Moisés Lupion; Escola Municipal Vereador Heinz Wittitz; Escola Municipal Adolpho Vercesi; Escola Municipal Juraci Luiza Pereira Correa; Escola Municipal Rural do Caovi; Escola Municipal Iraci Miranda Kruger; Escola Municipal João Gualberto da Silva; Escola Municipal Professora Olga Silveira; Escola Municipal Joaquim Gabriel de Miranda e Escola Municipal Doutor de Plácido e Silva.