Guaratuba é o único município do Paraná onde todas as escolas da rede de ensino municipal fizeram a migração dos livros de presença escritos à mão pelas docentes, para o Registro de Classe Online (RCO). O novo sistema é uma inovação na gestão das escolas, e tem o objetivo de dar conta das novas formas de interação entre alunos e professoras e equipes pedagógicas, dentro e fora de sala de aula. Com o uso do RCO, os pais também poderão ter acesso aos registros de frequência, conteúdos e avaliações dos alunos, ao acessarem o portal.
Em Guaratuba, a primeira unidade a implementar o RCO foi a Escola Municipal Professora Olga Silveira, seguida do CMEI Simara Farias de Souza, ainda em 2020. A coordenadora geral de estrutura e documentação, Flaviane Hualpo realizou a facilitação desta nova estrutura no município em conjunto com a coordenadora da pedagogia do EJA, Tainara Eunice Smeck Machado, que foi a responsável por realizar a capacitação nas unidades escolares. Esta etapa de treinamento se encerra nesta sexta-feira (23) na Escola Joaquim Gabirel, no Cubatão, e a partir da próxima segunda-feira (26), será a vez das equipes dos CMEI’s.
As professoras poderão marcar a presença ou ausência dos alunos diretamente de seus celulares que, durante o ensino remoto, corresponde à retirada das apostilas e, de igual maneira, a inserção das notas é feita direto no sistema, após a correção dos exercícios.
A coordenadora informou para a equipe de jornalismo da Litorânea, que o uso dos sistemas facilitou a criação dos boletins escolares, que, a partir de agora, são calculados automaticamente. Além de gerar relatórios precisos sobre o rendimento e oferecer um melhor controle para a gestão escolar. Todas essas informações podem ser acessadas por responsáveis, equipes pedagógicas e pela Secretaria de Educação.
A coordenadora também relatou que para as professoras, a adoção do RCO foi um desafio já que elas tiveram que alterar suas rotinas de trabalho. Muitas não estavam acostumadas ao uso dos dispositivos móveis (celular, smartphone, tablet), e dos computadores. Por isso, foram realizados eventos de capacitação nas escolas e também criados os tutorias que podem ser acessados na página própria.
A migração para o sistema online corresponde a uma política na área da educação de todo o Paraná e trata-se de uma necessidade de adaptação das instituições, incorporando novas ferramentas tecnológicas de comunicação. Essas inovações são indispensáveis para o seguimento do calendário letivo, no contexto de isolamento, onde as famílias devem permanecer nas residências, e o ensino remoto é o formato principal na programação escolar.